RURAL – Possibilidade de concurso cria expectativa entre fiscais agropecuários

Entidade que representa servidores vê déficit de pessoal e alega que trabalho aumentou com retirada de vacinação contra aftosa

  • A Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) espera que o governo do Estado concretize a ideia de abertura de um concurso público para novos veterinários e outros cargos. A informação de que a Secretaria da Agricultura já está providenciando as negociações para o processo seletivo foi dada durante o Fórum de Vigilância contra a Febre Aftosa, na última quinta-feira, pela diretora do Departamento de Defesa Agropecuária, Rosane Collares. Segundo ela, em um levantamento prévio, o departamento pessoal da Seapdr apontou a existência de 120 vagas.
  • A vice-presidente da Afagro, Beatriz Scalzilli, destaca que é grande a defasagem no número de profissionais, já que nos últimos anos muitos se aposentaram, migraram para a iniciativa privada ou assumiram outros concursos públicos. Na última semana, 11 servidores estaduais foram nomeados para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário pelo Ministério da Agricultura. “Paralelo a esta perda de fiscais, aumentou muito a nossa demanda de trabalho com a retirada da vacina de febre aftosa”, afirma Beatriz. “Agora o Estado precisa manter vigilância ativa no campo, um compromisso assumido com a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal)”, acrescentou.

    O secretário da Agricultura, Covatti Filho, lembra que há um decreto de contingenciamento de gastos em vigência no Estado. “O decreto se encerra no final de 2021 e só então poderão ser analisadas as solicitações para suprir o déficit de servidores”, apontou.

    Cíntia Marchi

    Fonte : Correio do Povo

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *