RURAL – Plantio da soja chega a 80% da área prevista no RS

Atraso da semeadura ocorreu por causa da falta de chuvas no início de novembro; o desenvolvimento, no entanto, é considerado bom

  • Assim que a umidade no solo foi restabelecida, a semeadura foi retomada

    Assim que a umidade no solo foi restabelecida, a semeadura foi retomada | Foto: Divulgação Pixabay

    O plantio da soja avançou em 19 pontos percentuais na última semana e chegou a 80% da área prevista no Rio Grande do Sul, de mais de 6 milhões de hectares, segundo o último Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar. Em comparação à safra passada e à média das safras de 2015 a 2019, no entanto, a semeadura está atrasada em 8 pontos percentuais. Ainda assim, no geral, os cultivos apresentam bom desenvolvimento em todo o Estado.

    O atraso de plantio se deve à falta de chuvas no início de novembro. “Com a volta das precipitações, a umidade do solo foi restabelecida e os plantios retomados”, explica o diretor técnico em exercício, Rogério Mazzardo. Ele também observa que agora esse processo está avançando rápido, tendo em vista que o calendário de semeadura previsto pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da soja finaliza em dezembro. Quem segue as recomendações do Zarc pode ser beneficiado pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR) e com crédito rural de agentes financeiros.

    Carolina Pastl*

    *Sob supervisão de Danton Júnior

    Fonte : Correio do Povo

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *