RURAL – Plantio da soja avança para 17% da área prevista

Índice é próximo ao dos anos anteriores

A ocorrência de chuvas no final de outubro favoreceu o plantio da soja na última semana, eliminando o atraso que havia em algumas regiões do Estado. Segundo o boletim Conjuntural da Emater divulgado ontem, a área semeada avançou de 7% para 17% do total previsto e está próxima da média de 18% para esta época do ano verificada nas últimas quatro safras.

Em municípios da região de Ijuí, onde as precipitações foram inferiores a 25 milímetros, os produtores optaram por retardar o plantio em função da baixa umidade do solo. O mesmo ocorre nas regiões de Erechim e Frederico Westphalen. Na Grande Santa Rosa apenas 6% da área projetada já foi semeada.
O presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/RS), Décio Teixeira, recomenda aos sojicultores que ainda não conseguiram implantar as lavouras que finalizem o quanto antes outros trabalhos, como a colheita do trigo, para se concentrarem na soja assim que as chuvas derem condições. O presidente do Sindicato Rural de Soledade, José Pedro Turela, diz que muitos produtores do município terão que replantar a soja quando o clima permitir.

Cíntia Marchi

Fonte : Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *