RURAL NOTÍCIASNOTÍCIAS – CEREAL – RS: baixa rentabilidade reduz em 10% área do milho

Fonte:Pixabay

Produtores rurais do estado estão apostando suas fichas na soja, que ainda mantém os preços mais elevados entre os grãos

Assim como em outros estados, o milho também perdeu área para outras culturas no Rio Grande do Sul. A explicação é a baixa rentabilidade do grão se comparado a outras culturas como a soja.

Mauricio Mayer tem uma pequena propriedade no município de Cachoeira do Sul e este ano pretende semear apenas 3 hectares com o cereal. No ano passado tinha plantado 5 hectares com milho. “Está bastante caro para comprar tudo. E o preço do milho está baixo. Então resolvemos diminuir um pouco a área, para não ter prejuízos”, conta.

Muitos produtores fizeram o mesmo que ele. A redução acontece de uma forma geral em todo o Rio Grande do Sul. Em comparação ao ano passado, a área plantada recuou 10%. O engenheiro agrônomo, Luciano da Silva, explica que não é só o preço que fez a área cair.

“O agricultor está descapitalizado para fazer seus investimentos. Hoje em dia o milho não é mais a atividade principal das propriedades, a soja tomou conta, até porque tem melhor rentabilidade por área. De maneira gradual o milho está se tornando uma cultura secundária”, diz da Silva.

Bruna Essig, de Cachoiera do Sul (RS)

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *