RURAL NOTÍCIASAGRICULTURANOTÍCIAS – DESMENTIDO – Sarney Filho nega acordo com bancada ruralista sobre lei de licenciamento ambiental

Fonte:Site José Sarney Filho

Ministro afirma, no entanto, que há disposição para chegar a um consenso entre propostas; ele também sustenta que houve falha na divulgação de dados do CAR

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, negou nesta quinta-feira, dia 15, que tenha havido acordo entre a pasta e a bancada ruralista para alterar o projeto de lei que desburocratiza o licenciamento ambiental no país. Ele também afirmou que houve erro na divulgação de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Na quarta-feira, dia 14, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) informou que houve entendimento para incluir as propostas de Sarney Filho no texto do relator do projeto de lei, Mauro Pereira (PMDB-RS). Mas o ministro desmentiu a informação. “Não há acordo. O que há e sempre houve é disposição ao diálogo, a conversamos. Tenho certeza que, hoje, a nossa proposta que está na Casa Civil já tem 90% de consenso e a proposta daqui (Câmara) também tem alguns pontos de consenso”, disse, complementando que a discussão será aprofundada durante o período de recesso parlamentar.

CAR

Como justificativa para a divulgação de dados considerados sigilosos de produtores, Sarney Filho afirmou que houve um “bug” no sistema do Ministério do Meio Ambiente que permitiu a visualização do nome fantasia de 0,1% das propriedades inscritas no CAR.

A falha teria ocorrido durante 20 minutos, sendo corrigida em seguida, assegurou o ministro. “Pelo que me foi dito por alguns deputados e deputadas da FPA, alguns estados estão disponibilizando os dados todos. Isso não é responsabilidade nossa”, disse.

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará, por sua vez, atribuiu o vazamento das informações contidas no CAR à ação de hackers, indivíduos que descobrem brechas na segurança de sistemas através da internet. "É crime cibernético", disse.

Fonte : Canal Rural

Compartilhe!