RURAL – Mapa disponibiliza aos estados plataforma para análise dos dados do CAR

Ferramenta AnalisaCAR usa tecnologias de sensoriamento remoto e visa qualificar a disponibilização de dados a nível nacional

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta quinta-feira uma plataforma chamada Análise Dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (AnalisaCAR). O objetivo da iniciativa é disponibilizar aos estados uma ferramenta que facilite a organização dos dados declarados no CAR, por meio de mapeamentos georreferenciados, que também estarão disponíveis publicamente.

A partir da análise, os produtores rurais que estiverem com déficit de vegetação poderão iniciar a regularização ambiental de seus imóveis e aqueles que tiverem excedentes de vegetação poderão acessar os benefícios da conservação ambiental, como modalidades de Pagamentos por Serviços Ambientais.

O Amapá será o primeiro estado a ter o sistema implantado. No entanto, a participação nesta ferramenta é voluntária e não substitui a análise manual feita por equipes técnicas em cada unidade federativa.

Atualmente, o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) já conta com mais de 6 milhões de registros.

*Sob supervisão de Elder Ogliari

Carolina Pastl*

Fonte :Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *