RURAL – Languiru expande captação para o Sul do Estado

Cooperativa prepara projeto de queijaria

  • A Cooperativa Languiru, de Teutônia, expandiu sua captação de leite para a Zona Sul do Estado e está recolhendo cerca de 30 mil litros por dia de 50 produtores de Arroio do Padre, Cerrito, Cristal, Canguçu, São Lourenço do Sul, Pelotas e Turuçu.
  • Segundo a cooperativa, a ampliação da captação foi motivada pelo projeto de construir uma queijaria no início do ano que vem, o que elevará a demanda diária dos atuais 450 mil litros para cerca de 550 mil litros.

    A região escolhida pela Languiru – que tem 5,7 mil associados em cerca de 70 municípios das vales do Taquari, Caí e Pardo, além da Serra –, era área de atuação da Cooperativa Sul-Rio Grandense de Laticínios (Cosulati), que está em recuperação extrajudicial e reduziu suas atividades. “Estamos chegando para permanecer e iniciar um novo ciclo na agropecuária local, retomando princípios cooperativistas”, declarou o presidente da Languiru, Dirceu Bayer.

    O momento do trabalho com os produtores incorporados é de ajuste da dieta animal e de melhoria nas práticas por meio da assistência técnica. Em agosto será inaugurado na região o novo Agrocenter da Languiru, que venderá insumos e maquinários.

    Carolina Pastl (sob supervisão de Elder Ogliari)

    Fonte : Correio do Povo

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *