RURAL – Agro espera solução para o impasse do Funrural
Representantes da Comissão da Agricultura esperam receber do ministro Paulo Guedes um indicativo de extinção ou refinanciamento do passivo
De acordo com o deputado Jerônimo Goergen, que participa da reunião articulada pela presidente da comissão, deputada Aline Sleutjes, o encontro desta vez “tem de ser” decisivo. “Nós não podemos mais esperar por uma resposta; se o governo não quiser cumprir a promessa de campanha de zerar o passivo, tem de apresentar alguma solução de refinanciamento”, ressalta. O parlamentar alerta que, além de não verem um direcionamento para o assunto, os produtores rurais sequer sabem o tamanho do passivo, estimado pela Receita Federal no ano passado em cerca de R$ 11 bilhões, mas que chegou a ser calculado em R$ 17 bilhões em 2018.
Na semana passada Goergen viu aprovada na Comissão de Agricultura sua Proposta de Fiscalização e Controle, que permite investigar a cobrança.
O advogado especialista em Direito Agrário Ricardo Alfonsin afirma que a melhor decisão seria a remissão das dívidas ou um novo parcelamento com descontos maiores que o anterior e com bônus de adimplência. “Vamos esperar, mas não estou otimista”, admite.
Nereida Vergara
Fonte : Correio do Povo