Rússia suspende importações de unidades da Marfrig e da Minerva

Dado Galdieri/Bloomberg

SÃO PAULO – Ampliada às 19h48 O serviço sanitário russo, o Rosselkhoznadzor, suspendeu temporariamente na última sexta-feira as importações de duas unidades de abate de bovinos do país: uma da Minerva Foods, em Palmeiras de Goiás (GO),  e outra da Marfrig, em Mineiros (GO). O órgão também suspendeu as importações da unidade de carne de frango da Seara Brasil em Itapiranga (SC). A Seara é controlada pela Marfrig.

Em comunicado publicado em seu site, o serviço sanitário russo informa que a suspensão é uma resposta à detecção da bactéria listeria em lotes de carne comprados pela Rússia das três unidades.  O órgão diz que a restrição temporária dos frigoríficos de carne bovina da Marfrig e da Minerva acontece devido às “repetidas não conformidades” encontradas. O serviço sanitário da Rússia informou, ainda, que vai reforçar a monitoramento da unidade da Seara.

Outro lado – Marfrig

A Marfrig Alimentos informou, em comunicado, que não foi notificada, até o momento, sobre a suspensão das importações de duas de suas unidades pela Rússia.

Segundo a empresa, caso a suspensão seja confirmada, “as exportações para a  Rússia continuarão a ser realizadas através das demais unidades produtoras das divisões Seara e Marfrig Beef no Brasil, não impactando os volumes vendidos para aquele destino”.

A empresa destacou, no comunicado, sua estratégia de diversificação geográfica e de proteínas, “o que permite transpor eventuais barreiras comerciais e sanitárias através do redirecionamento da produção entre unidades, regiões ou países, sem afetar seu nível de produção”.

Segundo a Marfrig, no primeiro trimestre de 2013, as vendas para o mercado russo representaram 1,7% da receita consolidada da companhia.

Outro lado – Minerva

A Minerva Foods confirmou a suspensão russa e informou que outras unidades da companhia continuam habilitadas a exportar para o país.

A empresa informou ainda estar “adequando as demandas russas” para tais unidades, com o objetivo de anular o efeito da suspensão decidida pelo serviço sanitário russo.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3133240/russia-suspende-importacoes-de-unidades-da-marfrig-e-da-minerva#ixzz2U1lEwFDH

Fonte: Valor | Por Luiz Henrique Mendes | Valor

Compartilhe!