Rússia pode flexibilizar restrições à carne de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul, diz Abrafrigo
Liberação das importações do Paraná, porém, não deve acontecer tão cedo em função do caso não clássico de vaca louca registrado no Estado
Foto: Claudio Vaz / Agencia RBS
Serviço sanitário russo cogita conversar sobre restrições às importações, mas não estabeleceu prazos
O presidente da Associação Brasileira dos Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Pessoa Salazar, disse na quinta, dia 21, após o término da reunião com o serviço de defesa agropecuária da Rússia, que os russos sinalizaram com a possibilidade de flexibilizar as restrições às importações das carnes de Mato Grosso e Rio Grande do Sul. No entanto, consideram difícil liberar o Paraná, devido ao caso não clássico de vaca louca que ocorreu em 2010 e foi confirmado em dezembro do ano passado.
A liberação das exportações dos três Estados, que estão suspensas desde junho de 2011, foi o tema da conversa dos dirigentes da Abrafrigo com o chefe do órgão de defesa agropecuária russo, Sergey Dankvert. Participaram ainda do encontro empresários, como o presidente da JBS, Wesley Batista, e os secretários de Defesa Agropecuária, Enio Marques Pereira, e de Relações Internacionais, Célio Porto, ambos do Ministério da Agricultura.
Salazar afirmou que o chefe do serviço sanitário russo apenas sinalizou com a possibilidade de conversar sobre as restrições, sem estabelecer um prazo para que as medidas entrem em vigor. Ele relatou também que os russos querem uma parceria de longo prazo com a Abrafrigo para ampliar o número de frigoríficos fornecedores de carnes, uma vez que os grandes grupos respondem por mais da metade das exportações.
Agência Estado
Fonte: Globo Rural