RS registra safra recorde de grãos

Adoção de tecnologias foi considerada fato determinante para números

O Rio Grande do Sul chegou as 24,373 milhões de toneladas na safra de grãos 2009/2010. O volume é considerado recorde. Até então, a safra 2007, com 23,19 milhões de toneladas, era considerada a maior da história.

Os números foram divulgados na tarde desta quinta, dia 20, pelo governo do Estado. Para o secretário da Agricultura gaúcho, Gilmar Tiethböl, a adoção de tecnologias pelos produtores foi determinante no resultado.

— A área não movimenta muito, mas a produtividade faz aumentar a produção. O uso de tecnologia apropriada é determinante — salienta o secretário.

Gilmar Tiethböl destaca também a melhora no momento econômico depois do período da crise financeira internacional.

— cialis daily dose Estamos com uma economia mais estável em um Estado onde a confiança se readquiriu na área da produção e isto estimula as pessoas a produzir.

A soja foi o maior destaque, com 10,057 milhões de toneladas, considerado buying antibiotics online recorde de produção para a cultura. O clima beneficiou as lavouras. Porém, o tempo, que foi aliado para algumas culturas, prejudicou outras. É o caso do arroz, onde plantações foram destruídas pelas chuvas do início do ano. A produção passou de 7,905 milhões de toneladas no ano passado para 7,099 milhões de toneladas este ano.

Fonte: Rádio Gaúcha