RS planta 76% do milho e 62% da soja; tempo seco preocupa

Fonte: G1

São Paulo, 24 – O plantio da safra 2011/12 de milho no Rio Grande do Sul avançou três pontos porcentuais em relação à semana passada e chegou até hoje a 76% da área prevista em 1,1 milhão de hectares, de acordo com relatório divulgado hoje pela Emater. A evolução dos trabalhos apresenta condições distintas no Estado devido à irregularidade das chuvas nas últimas semanas, e algumas lavouras já apresentam problemas de falta de umidade.

"Enquanto que no noroeste e norte, junto à fronteira com Santa Catarina, as lavouras apresentam bom estado, indicando alto potencial produtivo, na serra (Regional de Caxias do Sul) houve a suspensão total no avanço da semeadura durante o último período devido aos baixos teores de umidade no solo", explicou a Emater, alertando que as lavouras que já estão na fase de floração dão sinais claros de deficiência hídrica, como murchamento e amarelecimento das plantas.

Já o plantio da oleaginosa no terceiro Estado produtor avançou 15 pontos porcentuais na última semana e chegou a 62% da área prevista em 4,1 milhões de hectares. Mas nas regiões da serra e sul, o plantio foi interrompido devido à baixa umidade no solo. Em outras regiões, entretanto, os produtores aproveitaram as chuvas dos dias 20 e 21 e intensificaram a semeadura, segundo a Emater.

A produção de soja do Estado está estimada em 10,3 milhões de toneladas. Já a safra de milho foi calculada pelo órgão em 5,3 milhões de toneladas.

Trigo

Por sua vez, o trigo se beneficiou do tempo mais seco, o que favoreceu o amadurecimento das lavouras e a colheita. Até hoje, 90% da área foi colhida no Estado, ante 80% há uma semana.

"Os rendimentos também têm se mostrado muito bons, com casos que chegam a mais de 3 mil quilos por hectare. A qualidade e a sanidade dos grãos, que muitas vezes deixou a desejar em anos anteriores, este ano se mostra superior", explicou a Emater.

Agencia Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *