RS: estiagem faz produção cair 45% na soja e 31% no milho

Governo pretende ampliar área com irrigação no estado para evitar novos prejuízos como esse no futuro

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Rio Grande do Sul apresentou na última semana os números da safra dos grãos de verão 2019/2020 e os impactos da estiagem nas culturas do estado. Conforme o levantamento apresentado, o estado registrou, somente na soja, uma queda de 45,8% da produção, passando de 19,7 milhões de toneladas, como expectativa inicial, para 10,6 milhões de toneladas, uma quebra significativa, em especial na metade sul do estado.

Já para o milho, cultura fundamental para a economia gaúcha, apesar do aumento de área de 1,5%, ou em torno de 2 mil hectares a mais, a produtividade apresentou perda média de 31,9%, gerando uma redução de 30,9% na produção, ou 1,8 milhão de toneladas a menos do que a estimada.

Em entrevista ao Rural Notícias, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, afirmou que o estado pretende ampliar as áreas irrigadas para evitar novos prejuízos no futuro.

“Nós criamos uma Câmara Técnica de Irrigação, onde vamos unir esforços do governo de estado e entidades do estado para trabalhar desde desburocratização e oportunidade de criar programas para fomentar a irrigação do nosso estado. Atualmente, só 2% de toda a área produzida é irrigada”, falou.

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *