RS doa 4,1 milhões de doses da vacina contra a febre aftosa

Fonte: Portal DBO

As doses foram doadas aos pecuaristas enquadrados no Pronaf e que possuem até 50 cabeças de gado

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) encerrou na sexta-feira (6), a distribuição de 4,184 milhões de doses da vacina contra a febre aftosa. A vacina adquirida pelo Governo do Estado ao custo de R$ 6,1 milhões, foi remetida para as 19 Supervisões Regionais e está sendo doada aos pecuaristas enquadrados no Pronaf e que possuem até 50 cabeças de gado.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado, que deve imunizar uma população de cerca 14,3 milhões de cabeças entre bovinos e bubalinos, teve início no último dia 2 de maio e se estende até 31. As doses doadas pelo Governo atingem 270 mil produtores, sendo que os demais, que não fazem jus à doação, devem adquirir as doses necessárias para imunizar seu rebanho. Esta é a primeira etapa da campanha que, em novembro, precisa aplicar reforço nos animais jovens de até 24 meses de idade.

Pela ficha do produtor, cada Supervisão contabiliza o número de bovídeos da região e quantos pertencem ao produtor que tem direito ao benefício da gratuidade. Assim, as doses são distribuídas. Pelotas foi o município que mais recebeu, foram 348 mil doses. Em seguida, vem Ijuí com 330 mil doses entregues.

Região Central
A Regional de Santa Maria recebeu 316 mil vacinas e, visando intensificar o trabalho em áreas consideradas de risco, antecipou a imunização nos 23 assentamentos existentes na região. A vacinação com agulha oficial foi realizada em 657 propriedades nos municípios de Tupanciretã, Júlio de Castilhos e Jarí. As informações são da Seappa.