RS distribui 7,5 milhões de vacinas

Boa parte das 10 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa adquiridas pelo governo gaúcho começa a ser distribuída esta semana no Interior. Do total, 42,8% superior ao de 2011, 7,5 milhões atenderão a primeira etapa da campanha de imunização de todo o rebanho de bovinos e bubalinos, que começa em 1 de maio e se estende até o dia 31. O restante será reservado para a etapa de novembro.
Segundo o chefe de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura (Seapa). Eraldo Marques, o incremento deve-se à ampliação do fornecimento de doses gratuitas. Agora, além de criadores enquadrados no Pronaf, que possuem até 50 animais, também serão contemplados pecuaristas com até cem bovinos, enquadrados no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar.
Único no Brasil a fornecer vacina de graça, o Estado investiu R$ 12 milhões na aquisição das doses. A expectativa é de, pelo menos, manter o índice de cobertura vacinal do ano passado, de 96%, explica o coordenador do Programa de Febre Aftosa da Seapa, Fernando Groff. Atualmente, o RS é reconhecido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação e possui rebanho de 14,3 milhões.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *