- Ricardo Alfonsin Advogados - https://alfonsin.com.br -

RS deve colher safra recorde de 32,5 milhões de toneladas, estima Farsul

Entidade divulgou nesta segunda-feira balanço e projeção da colheita, que deve ser menor em 2016

PIB da Agricultura gaúcha vai fechar o ano com alta de 9,4% em 2015 | Foto: Felipe Dorneles / CP Memória

PIB da Agricultura gaúcha vai fechar o ano com alta de 9,4% em 2015 | Foto: Felipe Dorneles / CP Memória

O Rio Grande do Sul vai colher uma safra recorde de 32,5 milhões de toneladas de grãos em 2015, conforme balanço divulgado nesta segunda-feira pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em coletiva de imprensa realizada na sede da entidade, em Porto Alegre, nesta segunda-feira. A colheita deve ser 13% maior que a do ano passado.
Em função do montante recorde, o Valor Bruto da Produção (VBP) no Estado chegou a R$ 37,8 bilhões em 2015, 8% a mais do que no ano passado. Conforme o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, o Produto Interno Bruto (PIB) da Agricultura gaúcha vai fechar o ano com alta de 9,4% em 2015.
“Nós estaremos com novo recorde de produção no ano de 2015, independente da frustração tremenda que tivemos no trigo”, salienta.
Sobre as projeções para 2016, Carlos Sperotto adverte que a safra estadual deve chegar a 30,6 milhões de toneladas, queda de 6% em comparação com 2015. A redução da área plantada do arroz (-8%), devido a problemas climáticos, deve puxar o resultado. Durante balanço, a Farsul alertou que os problemas causados pelo El Niño também podem resultar em perdas de 6% em 2016.

Fonte  : Correio do Povo

Compartilhe!