RS ABRE CAMPANHA CONTRA AFTOSA AMANHÃ

A Secretaria da Agricultura (Seapa) abre oficialmente amanhã, às 7h30min, na propriedade do criador de gado leiteiro Adolfo da Rocha, em Gravataí, a segunda etapa de vacinação contra aftosa no RS. Até 30 de novembro, a expectativa é que se atinja o índice vacinal de 90% da população de bovinos e bubalinos de até 24 meses, estimada em 4,5 milhões de cabeças, sendo metade pertencente a criadores enquadrados no Pronaf. Ao todo, o Estado tem 3 milhões de doses que já podem ser retiradas nas Inspetorias Veterinárias, com limite de cem unidades por pronafiano. Segundo o diretor do Departamento de Produção Animal da Seapa, Eraldo Marques, a agulha oficial começou em 15 de outubro, assim como também estava autorizada a antecipação da vacina para animais destinados a exposições.

Após a vacinação dos animais, os criadores deverão apresentar a nota fiscal de compra das doses nas IVZs e comunicar o total de animais imunizados por categoria. O comunicado pode ser feito até cinco dias úteis após o término da campanha.

O Ministério da Agricultura espera vacinar 150,5 milhões de animais no Brasil. Devido à seca, o governo prorrogou por até 30 dias a vacinação em municípios nordestinos e admitiu, inclusive, a hipótese de suspensão temporária da aplicação.

Fonte: Correio do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.