Rio Grande do Sul deve ter safra recorde de grãos em 2014, diz Farsul

Projeção da federação indica colheita de 30,2 milhões de toneladas.
Soja e trigo devem seguir como protagonistas do bom desempenho.

Do G1 RS

A safra de grãos deve bater recorde no Rio Grande do Sul em 2014. Segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (12) pela Federação da Agricultura  (Farsul), no próximo ano o estado deve colher cerca de 30,2 milhões de toneladas de grãos.

A projeção representa alta de 2,4% na comparação com o ano anterior e supera o recorde de 29,7 milhões de toneladas colhidas em 2011. Em alta, soja e trigo devem continuar como os protagonistas do bom desempenho da agricultura.

“Temos um crescimento não apenas horizontal, com aumento da área plantada, mas também vertical, com lavouras cada vez mais tecnificadas e busca por mais produtividade e qualidade. Isso também ocorre na pecuária”, destacou o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto.

De acordo com a Farsul, a soja continuará a avançar sobre a área da pecuária, que desde 2005 perdeu 470 mil hectares para a produção do grão no verão. O aumento de 3,4% na área plantada com soja nesta safra também se dará sobre o milho, que tem 11,3% de queda de plantio. Já o arroz deve ter crescimento de 3% na área plantada.

As expectativas também são boas para a cultura do trigo, com previsão de ampliação de 14,3% da área plantada. Em 2013, o Rio Grande do Sul voltou a ocupar o primeiro lugar na produção do cereal, ultrapassando o Paraná. “O Estado assumiu a posição de campeão brasileiro de trigo, não só em volume, mas também em qualidade”, disse Sperotto.

Fonte: G1