Riispoa fracionado é descartado

Deve ser frustrada a tentativa de fracionar a publicação do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), ventilada pelo ministro da Agricultura, Antônio Andrade, à bancada ruralista. Fontes do Ministério da Agricultura (Mapa) afirmam que isso não é possível, pois a divisão exigiria legislações específicas para cada setor envolvido.

Após 11 anos de debate, a modernização do texto ainda passa por análise jurídica e é guardada a sete chaves pelo Ministério da Agricultura. A expectativa é publicar a legislação em dezembro e fazer ajustes posteriores.

Ontem, o Conselho Nacional das Indústrias de Laticínios (Conil) reuniu-se, em São Paulo, para discutir o tema. O setor pressiona o Mapa para que libere logo o novo Riispoa. ‘O atual tem mais de 50 anos e contém muitos itens que já não são praticados’, destaca o vice-presidente do Conil, Wilson Zanatta. O deputado Alceu Moreira considera imprescindível que haja uma definição, principalmente para o leite e para a carne. ‘Há um claro conflito de interesses’, considera.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *