RiceTec inicia em agosto obras da sua estação experimental no Estado

Projeto da multinacional em Santa Maria tem investimento estimado em R$ 20 milhões

RiceTec inicia em agosto obras da sua estação experimental no Estado RiceTec/Divulgação

Escolha pela cidade se deve ao tipo de clima e solo da região e pela existência do Centro de Pesquisas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Foto: RiceTec / Divulgação

Thiago Copetti

thiago.copetti@zerohora.com.br

Controlada pela família real do principado de Liechtenstein, a desenvolvedora de sementes híbridas de arroz RiceTec se movimenta rumo à região central do Estado neste mês. É em agosto que as máquinas devem começar a dar forma à estação experimental que será construída em Santa Maria, onde a multinacional adquiriu área de 200 hectares, próxima à BR-158. O investimento é estimado em R$ 20 milhões. Em 2005, quando a ideia já era estudada, desembarcou no Estado o príncipe de Liechtenstein, Hans-Adam II.

A escolha pela cidade se deve ao tipo de clima e solo da região e pela existência do Centro de Pesquisas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de acordo com o diretor da companhia, Ricardo Bendzius.

— Santa Maria apresentou características que se destacaram das demais cidades. O desenvolvimento e a logística favorável também foram determinantes — explicou Bendzius.

O projeto dará à empresa mais segurança nos trabalhos com germoplasma (unidades conservadoras de material genético) e estrutura para o desenvolvimento das pesquisas, ressalta Luiz Mattos, gerente de pesquisa e melhoramento comercial.

— A estação experimental vai possibilitar a ampliação do desenvolvimento de novas cultivares e fortalecer a cadeia arrozeira no Estado — avalia Mattos.

No Rio Grande do Sul, a multinacional já tem escritório instalado em Porto Alegre. Além do Brasil, a empresa criada nos Estados Unidos está presente, na América do Sul, na Argentina e no Uruguai.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *