Ricardo Alfonsin é homenageado com o Troféu Semente de Ouro

07/03/2022edição 2022

Ao final da tarde do primeiro dia da Expodireto Cotrijal 2022 foi realizada a entrega do Troféu Semente de Ouro, um reconhecimento às personalidades que dedicaram sua vida ao agronegócio gaúcho e brasileiro. Neste ano, o prêmio teve como homenageado o advogado Ricardo Barbosa Alfonsin, membro da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio do Conselho Federal da OAB.

Nascido em Porto Alegre, Ricardo Barbosa Alfonsin tem mais de 40 anos de trabalho em temas jurídicos ligados ao agro brasileiro. Advogado formado pela PUC/RS, teve atuação importante em causas que resultaram em benefício dos agricultores brasileiros, como na devolução das diferenças do Plano Collor, na limitação dos juros em 12% ao ano e da mora em 1% ao ano, e na possibilidade de revisão dos contratos liquidados, nos financiamentos agrícolas no Superior Tribunal de Justiça.

Ao agradecer o reconhecimento, Alfonsin lembrou de algumas lutas enfrentadas ao longo de sua história, na defesa dos interesses do campo, muitas delas a partir da Expodireto Cotrijal. “É uma honra receber esta homenagem e entendo que a feira teve, ao longo desses 22 anos, grande importância na busca por soluções para os problemas enfrentados pelo setor”, disse, emocionado.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, relembrou a história do troféu e destacou que a homenagem a Ricardo Alfonsin é muito justa. “Ele liderou movimentos e projetos muito importantes para o agro como um todo e em muitos momentos seus conselhos foram também fundamentais para a Cotrijal. É um reconhecimento pelo seu conhecimento e liderança”, afirmou.

O prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Maiquel Régis de Souza, o deputado Ernani Polo, representando a Assembleia Legislativa do RS, e o senador Luis Carlos Heinze também homenagearam Ricardo Alfonsin.

SEMENTE DE OURO

O Troféu Semente de Ouro foi instituído pela Lei Municipal n 3.046, por solicitação da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque. Em 17 edições, já foram homenageados: presidente da Cotrijal, Nei César Mânica – 2005; diretora da Revista Plantio Direto, Juliana Borges – 2006; governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto – 2007; Emater/RS-Ascar – 2008; ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues – 2009; governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius – 2010; senadora Ana Amélia Lemos – 2011; ex-ministro da Agricultura Francisco Sérgio Turra – 2012; empresário rural e comunicador Breno Pinheiro Prates – 2013; empresário e jornalista, vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto – 2014; Stara – 2015; ex-ministro dos Transportes e organizador do Fórum Nacional do Milho, Odacir Klein – 2016; sócio-fundador da Brasoja, Antônio Sartori – 2017; presidente da Farsul, Carlos Sperotto (in memoriam) – 2018; diretor técnico do Instituto de Ciências Agronômicas, Elmar Floss – 2019; e presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Ernani Polo – 2020.


Fonte: Assessoria de Imprensa Expodireto Cotrijal

Galeria de fotos

tekken 3 game download for pc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.