"Reforma agrária é prioridade", reafirma Patrus
Fotos: Albino Oliveira/MDA
Patrus prestigia a Iª Jornada de Agroecologia da Frente Nacional de Luta, Campo e Cidade
Aplausos, pessoas emocionadas e palavras de ordem em defesa da democracia. Foi dessa forma que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, foi recebido nesta quarta-feira (16), na Iª Jornada de Agroecologia da Frente Nacional de Luta, Campo e Cidade (FNL), em Araçatuba, no interior de São Paulo. Durante o encontro, Patrus recebeu apoio das lideranças do movimento, falou sobre a necessidade de refletir sobre o atual momento político, reforçou o compromisso do ministério com a reforma agrária e explicou como a pasta está trabalhando para alcançar esse objetivo.
"No próximo ano, teremos no ministério uma sala de situação. O intuito é montar uma equipe, com os melhores profissionais, para trabalhar incansavelmente, e exclusivamente, com o propósito de assentar, de maneira digna, todas as famílias que hoje vivem acampadas. E transformar os assentamentos em espaços produtivos e de vida. Essa é nossa prioridade", destacou.
O ministro também aproveitou o evento para fazer uma retrospectiva sobre as conquistas obtidas pelos agricultores familiares nos últimos anos. De acordo com Patrus, os desafios e êxitos alcançados por quem vive no campo ficaram mais evidentes depois que ele passou a "pegar estrada para conhecer empreendimentos da agricultura familiar e visitar assentamentos da reforma agrária" no âmbito do projeto Territórios em Foco.
"Vejo que somos um país belíssimo, com riquezas naturais e muitos recursos hídricos. Temos mais de 200 milhões de brasileiros dispostos a construir uma grande nação. E vejo também que pessoas que viviam em condições muito difíceis, hoje conseguem produzir o ano inteiro porque existem políticas públicas para elas", salientou.
Claudemir Novaes, líder da FNL na região, apresentou as reivindicações dos participantes – que pedem mais agilidade na regularização fundiária no município – e lembrou a importância de lutar em favor da democracia no dia a dia. "Não podemos deixar que a democracia, que é tão jovem em nosso país, acabe. Porque é ela que nos dá voz".
Outras atividades
O dia de trabalho começou cedo para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. A agenda em Araçatuba começou antes mesmo do café da manhã, com um encontro com o prefeito em exercício no município, Carlos Hernandes, e agricultores familiares da região. Logo em seguida, o ministro visitou o acampamento Adão Pretto, onde foi recebido com farta mesa de café da manhã. Tudo preparado com produtos da reforma agrária.
Para o líder do movimento José Rainha, a iniciativa simboliza o comprometimento do ministro com a causa da reforma agrária. "Não é todo ministro que tem essa sensibilidade, de conhecer de perto as necessidades do povo, de dividir a mesa com a gente", observou.
Ranyelle Andrade
Ascom/MDA
Fonte : MDA