RÉDEA SOLTA | GISELE LOEBLEIN (INTERINA)

 

  • O que vem pela frente

    O homem do campo pautou discussões importantes na semana, de Não-Me-Toque a Brasília. Aqui no Estado, produtores, pesquisadores, e representantes das mais diferentes entidades concentraram ideias, propostas e negócios durante a Expodireto. Em todos os cantos, a seca foi um tema constante. E as promessas surgidas nos discursos merecem acompanhamento.
    – Não pode faltar água no campo. O programa de irrigação vai facilitar o acesso e acelerar os licenciamentos. O investimento do produtor vai se pagar com resultado – garantiu o secretário estadual da Agricultura, Luiz Mainardi.
    Mas é só na próxima semana, quando começa a colheita de soja, que o real impacto da falta de chuva sobre a lavoura começará a ser conhecido. Na área de atuação da Cotrijal, as perdas são estimadas entre 35% e 40%, segundo o gerente comercial de grãos da cooperativa, Irmfried Schmidt.
    Também ficou para a próxima semana a avaliação do Código Florestal na Câmara dos Deputados. Ainda que o presidente da Casa, deputado Marco Maia, tenha garantido a votação para a última terça, na mesma Expodireto, a pauta não avançou. Pontos antigos de polêmica, como a recuperação das áreas de preservação não permitiram o consenso. A indefinição é ruim para todos: do campo à cidade.

  • O gaúcho da soja gigante

    O Rei do Pé de Soja. Assim é conhecido o gaúcho Nelson Roque Kappes, 59 anos, que entrará para o Guinness Book (livro dos recordes) após colher um pé de soja com 15.714 vagens – considerado o maior do mundo.
    A plantação virou atração nesta semana na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Morando em Mato Grosso há mais de 30 anos, o gaúcho de Crissiumal participa de concursos ao lado da mulher, Celíria Maria Kappes. Desta vez, até o casal se surpreendeu com a evolução do pé em 210 dias. O segredo?
    – Adubos orgânicos e químicos, luz controlada, estrutura para sustentação e muito carinho pela planta – revela Kappes, responsável por transformar a cidade de Santa Carmem (MT) na terra do pé de soja gigante.

  • ACOMPANHE!

    Nesta sexta-feira, acompanhe o encerramento da cobertura jornalística do Canal Rural na Expodireto Cotrijal 2012. Confira reportagens no Bom Dia Campo (7h), nas três edições do Mercado & Cia (8h30min, 12h20min e 18h30min) e no Rural Notícias (19h). E, a partir das 14h, o Canal Rural transmite ao vivo uma audiência pública, reunindo as comissões do Senado, da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa. O evento sobre seguro agrícola debaterá o panorama atual e as necessidades urgentes de garantia de renda aos produtores rurais, como forma de atender aos prejuízos ocasionados pela seca no Rio Grande do Sul.

Fonte:  Zero Hora |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.