Que nuvem de gafanhoto é esta que ameaça chegar ao RS

Espécie que está na Argentina pode viajar até cem quilômetros por dia

23/06/2020 – 14h07minAtualizada em 23/06/2020 – 14h36min
GISELE LOEBLEIN

Atende pelo nome popular de gafanhoto migratório sul-americano a ameaça vinda da Argentina que paira sobre o Rio Grande do Sul. Monitoramento indica que seria essa a espécie ( Schistocerca cancellata), que tem como característica o hábito de comportamento coletivo, em massas migratórias. A preocupação deve-se o fato de que se alimenta de vegetais com um potencial de dano muito grande a lavouras e pastagens.

— É um risco que não deve ser ignorado — afirma Ricardo Felicetti, chefe do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria de Agricultura do Estado.

O alento vem da previsão do tempo. A projeção de chegada de uma frente fria, na quinta-feira (25), com queda de temperatura e chuva, tende a diminuir o risco. Felicetti explica que as condições climáticas e de vento é que definirão o comportamento da nuvem de gafanhotos. São espécies que gostam de tempo

— Estamos trabalhando com o Ministério da Agricultura na elaboração de um protocolo caso eventualmente chegue ao Estado — completa.

Os pontos de atenção no Rio Grande do Sul são áreas no Oeste/Noroeste e também no Sul, na fronteira com o Uruguai. Em 2017, houve alerta semelhante, mas a nuvem acabou não chegando ao território gaúcho.

A Confederação Rural Argentina (CRA) publicou em redes sociais um vídeo com a nuvem na província de Formosa.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *