Protesto por agricultura mais verde reúne mais de 30 mil na Alemanha

Multidão se reuniu em Berlim contra acordo de livre-comércio com os EUA.
Manifestantes protestaram contra produtos geneticamente alterados.

Da France Presse

Multidão se reúne em Berlim, na Alemanha, durante protesto contra políticas de agricultura do governo alemão e um possível acordo entre os EUA e a União Europeia neste setor (Foto: Daniel Naupold, DPA/AFP)
Multidão se reúne em Berlim, na Alemanha, durante protesto contra políticas de agricultura do governo alemão e um possível acordo entre os EUA e a União Europeia neste setor (Foto: Daniel Naupold, DPA/AFP)

Cerca de 30 mil pessoas foram às ruas em Berlim, neste sábado (18), pedir uma agricultura mais sustentável e de mais respeito ao meio ambiente e para se manifestar contra a negociação do acordo de livre-comércio entre Estados Unidos e União Europeia, atualmente em curso.

Os críticos do acordo alegam que poderá "prejudicar agricultores e consumidores" europeus.

Com mais de 70 tratores, os manifestantes foram à Chancelaria reivindicar o fim de uma "política clientelista em favor da indústria agroalimentar". Os organizadores estimam que mais de 30 mil pessoas tenham participado do protesto.

Mais de 100 organizações e associações ambientais e beneficentes convocaram o protesto, em paralelo ao Salão de Agricultura de Berlim, um dos maiores do mundo, que vai até 26 de janeiro. Neste sábado, 72 ministros da Agricultura do mundo inteiro se reuniram no evento.

Os manifestantes criticaram as condições de criação dos animais, os organismos geneticamente modificados (OGM) e a concentração de terras agrícolas nas mãos de grandes investidores. Eles também reivindicaram uma alimentação de melhor qualidade, um apoio mais ativo aos jovens agricultores e à agricultura biológica, além de pedirem a erradicação da fome no mundo.

"A grande maioria das pessoas não quer carne com hormônios e organismo geneticamente modificados", completou Jochen Fritz, um dos organizadores.

Manifestante segura faixa durante protesto em Berlim, na Alemanha (Foto: Tobias Schwarz/Reuters)Manifestante segura faixa durante protesto em Berlim, na Alemanha (Foto: Tobias Schwarz/Reuters)

Dupla com fantasia de porcos protesta em Berlim contra políticas de agricultura do governo alemão (Foto: Daniel Naupold, DPA/AFP)Dupla com fantasia de porcos protesta em Berlim contra políticas de agricultura do governo alemão (Foto: Daniel Naupold, DPA/AFP)

Fonte: G1