Projeto Biomas chega à Caatinga e Amazônia

Fonte:  Globo Rural

Iniciativa visa estabelecer padrões para a produção sustentável

por Globo Rural On-line

 Shutterstock

As equipes do Projeto Biomas se preparam para selecionar áreas de pesquisa na Caatinga e Amazônia. Eles vão para o campo no próximo mês com a missão de iniciar o projeto nas propriedades escolhidas. "A idéia é que as áreas de pesquisa se tornem vitrines tecnológicas, onde mostraremos como o produtor rural pode usar o elemento árvore para melhorar sua produção e preservar o meio ambiente ao mesmo tempo", conta Cláudia Mendes Rabello, coordenadora do Projeto Biomas na CNA.

O Projeto Biomas, realizado pela CNA em parceria com aEmbrapa, vai identificar a melhor forma de reintroduzir a árvore na propriedade rural, trazendo benefícios econômicos e ambientais, considerando as especificidades de cada um dos seis biomas do nosso país.

O projeto que já está em andamento na Mata Atlântica e Cerrado, teve início em 2010 e terá a duração de nove anos. Pretende estabelecer padrões para a produção sustentável de alimentos. Isso tudo porque o Brasil se encontra diante de um grande desafio: preservar o seu enorme patrimônio ambiental e continuar produzindo alimento barato e de qualidade. "Este projeto, em parceria com a ciência, em parceria com a pesquisa, pretende dobrar a produção de alimentos para o mundo. O que produz hoje sem desmatar nada, sem derrubar uma árvore", conta a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.

O resultado do Projeto Biomas será repassado nas vitrines tecnológicas aos produtores rurais de todo o país, que poderão copiar os modelos de produção, agregando valor ambiental e econômico às suas propriedades. Tudo isso, valorizando a árvore, o meio ambiente, sem deixar de pensar na produção de alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *