PROGRAME-SE – Confira a previsão do tempo para segunda e terça-feira


As chuvas retornam para o Sul do país com maior intensidade e seguem na região Sudeste nos próximos dias

Chuvas em todo o Brasil

Segunda-feira, dia 8

SUL

O tempo permanece instável em toda região Sul do Brasil, com chuva mais forte concentrada na faixa noroeste gaúcho e oeste dos estados de Santa Catarina e Paraná. Esta chuva será consequência de ventos úmidos que trazem a umidade da Amazônia e influenciam a chuva em toda a região Sul do Brasil. Em algumas regiões, a chuva vem acompanhada por descargas elétricas, rajadas de vento e acumulados mais expressivos. As temperaturas não devem subir muito por conta do tempo fechado, mas faz calor em algumas áreas, principalmente pelo norte do Paraná.

SUDESTE

A chuva fica concentrada em grande parte do Sudeste brasileiro, apenas na faixa norte Minas Gerais é que o tempo permanece seco e sem condição para chuva. Além disso, como os ventos permanecem um pouco mais de norte, as temperaturas ficam mais elevadas, porém sem condição para extremos. Os maiores acumulados permanecem na faixa leste do estado de São Paulo por conta de um sistema de baixa pressão que se forma nos altos níveis da atmosfera e gera áreas de instabilidade. A chuva se espalha pelo sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro em forma de pancadas de chuva isoladas

CENTRO-OESTE

A chuva continua espalhada por quase toda a região Centro-Oeste nesta segunda-feira. Os maiores acumulados ficam concentrados no oeste e leste do Mato Grosso com possibilidade para muitas descargas elétricas e até granizo sob pontos isolados. Nas demais áreas ocorrem pancadas de chuva na parte da tarde sem grandes acumulados e baixas possibilidades para transtornos.

NORDESTE

As condições meteorológicas continuam semelhantes no Nordeste, com tempo mais instável no leste da região e norte, além do sul da Bahia. Apenas na faixa central da região é que o tempo continua seco e com umidade do ar baixa.

NORTE

O tempo segue aberto em uma parte da faixa norte da região, mas chove nas demais áreas, na forma de pancadas, com os maiores acumulados se concentrando na faixa central. O calor continua.

Terça-feira, dia 9

SUL

O sistema de baixa pressão atmosférica que traz o calor e umidade da Amazônia continua influenciando a região Sul do Brasil. A chuva continua pelo três estados sulistas, com acumulados mais expressivos tanto pelo Oeste de Santa Catarina e Paraná, quanto pelo Noroeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, o tempo fica fechado e com possibilidade para pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Com estas condições, as temperaturas devem se elevar apenas pela metade Sul do Rio Grande do Sul e pela metade Norte do Paraná. No centro de Santa Catarina, as temperaturas ficam baixas e sem muitas variações por causa do tempo nublado alternando com pancadas de chuva.

SUDESTE

O tempo segue firme pela metade norte de Minas Gerais e abrange todo o estado do Espírito Santo. Por lá faz muito calor por conta do tempo aberto e a presença do sol ao longo do dia. No leste paulista ocorrem pancadas de chuva que podem ser volumosas e que se deslocam para o sul de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro no final do dia e pela noite. As temperaturas devem ficar elevadas nestas áreas, porém ocorre queda no final do dia por conta da chuva e sem chances para extremos.

CENTRO-OESTE

Continua a previsão de chuva no Centro-Oeste, porém de forma bastante isolada, causadas pelo aquecimento diurno e associadas à umidade trazida do norte do país por ventos intensos em níveis mais altos da atmosfera.

NORDESTE

O sol predomina em todo o Nordeste. As condições para chuva continuam restritas a pequenas porções do litoral, de forma rápida pela manhã, e em algumas cidades do oeste da região, à tarde, isoladamente. Nenhuma delas ocorrem com regularidade diária.

NORTE

Nesta terça-feira, a chuva continua espalha pelo Norte do Brasil, além do calor não dar trégua.

Fonte : Canal Rural