PRODUTO IRREGULAR – Ação do Mapa e da polícia apreende mais de 2 mil garrafas de azeite
A ação conjunta fiscalizou supermercados do Espírito Santo suspeito de adquirir o azeite de forma irregular para ser vendido aos consumidores
O Ministério da Agricultura (Mapa) e a Polícia Civil do Espírito Santo (Delegacia de Defesa do Consumidor – Decon) executaram uma ação na última quarta-feira, 7, em supermercados da Grande Vitória suspeitos de adquirirem azeite de oliva irregular para vendê-lo aos consumidores. Mais de 2 mil garrafas do produto foram apreendidas.
Também há registro de análises no Ministério da Agricultura das mesmas marcas sendo desclassificadas como azeite extra virgem. Os estabelecimentos foram notificados sobre a proibição de venda das marcas.
Durante a investigação realizada nesta semana, foram mapeados os agentes da cadeia que atuavam no esquema, desde a produção até a distribuição aos mercados que receptavam o produto fraudado. Além dos crimes contra o consumidor, estima-se que a quadrilha provocou prejuízo de R$ 20 milhões em sonegação fiscal ao Estado.
Foram recolhidas amostras de mais de 20 rótulos de azeite, que serão analisados nos laboratórios federais do Mapa para verificação de conformidade. Caso o laudo laboratorial ateste fraude nestes azeites, além da responsabilização criminal, os varejistas serão autuados e multados em até R$ 530 mil.
Após finalizadas as análises laboratoriais, o Mapa divulgará a conformidade das marcas fiscalizadas na ação.
Por Canal Rural
Fonte : Canal Rural