Produtividade média da soja em MT é de 51,3 sacas por hectare

Colheita atingiu 91,55% da área cultivada e o atraso é de 2,3 pontos percentuais em relação à safra passada

soja_colheita_produtor_quarto_centenario_pr (Foto: Sergio Zacchi/Ed. Globo)

Cerca de 40% da área total foi colhida com produtividade média de 52,3 sacas por hectare (Foto: Sergio Zacchi/Ed. Globo)

O boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) relata que a colheita da soja da safra 2015/2016 atingiu 91,55% da área cultivada, estimada em 9,203 milhões de hectares. Segundo o Imea, o atraso em relação à safra passada recuou para 2,3 pontos percentuais.

saiba mais

Os técnicos do Imea observam que a produtividade observada nos levantamentos está em queda há seis semanas consecutivas e “vem se distanciando cada vez mais das médias do ano passado”. Eles comentam que na semana passada a produtividade média ficou em 50,30 sacas por hectare, volume 1,94 saca abaixo de igual período do ano passado (52,24 sacas).

No entanto, eles ressaltam que a produtividade ponderada da área colhida até o momento não vem registrando quedas tão acentuadas, com uma média atual de 51,3 sacas por hectare. O motivo é o fato de em torno de 40% da área total ter sido colhida com produtividade média de 52,3 sacas por hectare, dizem eles.

Segundo os técnicos, nas últimas safras a variação da produtividade semanal até o fim da colheita foi estável. “No entanto, na safra atual, este cenário pode não se confirmar, com registro de novas retrações até o fim da colheita”, afirmam.

O preço da soja em Mato Grosso registrou mais uma semana de baixa, agora de 1,51%. “Com as negociações a passos lentos, a principal variável de impacto foi a retração do dólar”, explicam os técnicos.

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : GLOBO RURAL

Compartilhe!