Produção sustentável garante alimento e qualidade de vida para o mundo

Para ser considerada como "sustentável", a agricultura deve garantir às gerações futuras, a capacidade de prover a demanda de produção e qualidade de vida no mundo inteiro.

O Brasil ainda apresenta algumas deficiências quando trata de incentivar e praticar a agricultura sustentável, porém já existem algumas iniciativas muito boas nesta área. Grandes empresas e centros de pesquisas estão buscando adotar medidas de respeito ao meio ambiente, bem como a melhoria da situação de trabalho dos seus funcionários com a disponibilização de equipamentos, tecnologias e treinamentos que permitam fazer uma prática sustentável na agricultura.

Um ótimo exemplo é o relevante trabalho realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, com o intuito de desenvolver técnicas agrícolas sustentáveis, espalhar importantes informações na mídia em geral e orientar os agricultores no sentido da sustentabilidade.

Boas escolhas

É muito importante que os agricultores saibam a origem dos produtos que compram. Assim, podem dar preferência para as empresas que trilham o caminho da sustentabilidade ambiental e também social. Como exemplo, o consumo de produtos orgânicos é um bom passo para auxiliar neste sentido. Os benefícios da recuperação da terra em áreas e integração de cultivos são enormes, tais como reduzir os custos de produção, melhorar o uso da terra, angariar uma maior eficiência no uso da mão de obra e dos recursos que serão produzidos e uso correto de energia (sem desperdícios), além da diminuição de emissões de gases do chamado efeito estufa.

Para isto, os equipamentos agrícolas utilizados também devem ser desenvolvidos através das premissas da sustentabilidade e permitir uma eficiencia e produtividade no trabalho. Desta forma, respeitando a cultura, a terra e o meio ambiente. Por isso é importante a introdução de novas tecnologias na produção de equipamentos e também nas funcionalidades que eles desempenham, permitindo um melhor consumo, com uso de energias limpas e fraca emissão de gases nocivos. Neste contexto, incluem-se o caso dos tratores agrícolas, que cada vez mais assumem um papel crucial para os produtores agrícolas e os ajudam a fazer um bom trabalho sob quaisquer condições.

Assim, a agricultura sustentável é muito mais do que apenas agricultura biológica ou orgânica, sendo possível e fundamental para o futuro do planeta e também da qualidade dos produtos cultivados e que todas as pessoas consomem.

Por tudo isto, o número de empresas dedicadas e especializadas a investigar e produzir as melhores técnicas e tecnologias na agricultura e em quase todos os setores em prol da sustentabilidade e saúde, aliadas à eficiência é cada vez maior e felizmente podemos constatar cada vez mais exemplos.


Embrapa

Fonte: Famasul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *