PROBLEMAS NO NORTE – Janela ideal para o plantio do milho nos EUA já acabou


As chuvas estão 300 milímetros acima do normal em alguns estados norte-americanos, o que inviabiliza os trabalhos de campo

 

Plantio de milho

O volume de chuvas em grande parte do cinturão de grãos norte-americano está 300 milímetros acima do nível normal. No Missouri, choveram 160 milímetros só na última semana. Do começo de maio para cá, o estado soma 600 milímetros em algumas áreas. As atividades de plantio, assim como a emergência de milho e soja foram prejudicadas, lembrando que a janela favorável ao plantio de milho praticamente acabou.

A chuva deve continuar de forma intensa sobre o cinturão até quinta-feira, dia 30, com acumulados entre 70 mm e 100 mm, especialmente sobre Iowa. Entre a sexta-feira, dia 31, e o sábado, dia 1º, a chuva não para, mas enfraquece.

“O problema é que o período de trégua será curto: novas precipitações intensas vão alcançar o cinturão produtor a partir do domingo, dia 2, despejando mais 70 milímetros entre Missouri e Kansas até terça, dia 4”, diz a meteorologista da Somar Heloísa Pereira.

Na segunda semana de junho, a chuva vai perder força de novo, mas não irá parar de vez. Isso só deve acontecer depois do dia 10.

A temperatura permanece acima da média na maior parte da área produtora nesta semana. Somente na fronteira com o Canadá, esperam-se mínimas abaixo dos 3°C na madrugada de terça-feira, dia 4.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

Redação – Canal Rural

Fonte : Canal Rural

Compartilhe!