Previsão do tempo para soja: semana começa chuvosa para o Sul e Sudeste do país

Segundo a meteorologia, também há chance de chuvas no Centro-Oeste, mas com menos intensidade e duração. Confira a previsão!

Por Daniel Popov, de São Paulo

A semana começa chuvosa desde o Sul , passando pelo Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. Mas muitas áreas nestas regiões terão tempo firme, como o Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Tocantins.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A segunda-feira começa com muita chuvas em todo o Paraná, que ainda pode ter temporais na parte oeste do estado. Também chove em toda Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

Na terça-feira os temporais devem ficar ainda mais intensos no Paraná, agora toda a parte leste do estado terá grandes volumes de chuvas. Em Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul continua chovendo.

SUDESTE

Na segunda, as chuvas afetam São Paulo de norte a sul, com mais acumulados entre o leste e o sul do estado. Também deve chover no sul de Minas e parte do triângulo mineiro. O restante do estado tempo firme e seco.

Na terça-feira, praticamente nada muda, chuva em toda São Paulo, com chance para temporais no leste e sul do estado. Em Minas até no sul deve ter apenas garoas leves. o restante do estado tempo firme e seco.

CENTRO-OESTE

Na segunda-feira, os temporais ganham força no centro e sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, onde são previstos os maiores volumes acumulados. Em outras áreas do Centro-Oeste a chuva vem mais passageira e localizada, embora possa também chover forte com trovoadas. Há, inclusive, potencial para queda de granizo eventual em áreas do sul de Goiás e no oeste de Mato Grosso do Sul. Ventos sopram de forma moderada a forte em Mato Grosso do Sul. Por outro lado, uma massa de ar seco ganha força sobre o norte e leste de Goiás e no Distrito Federal, e a semana começa com tempo firme nestas áreas.

Na terça-feira, tempo aberto, ensolarado e quente no leste, centro, norte de Goiás e também sobre o Distrito Federal, por causa de uma massa de ar seco que ganha força. Em outras áreas, no entanto, ainda chove em forma de pancadas, após uma tarde abafada. Tem previsão inclusive de queda de granizo e rajadas de vento de até 70km/h nas áreas de Mato Grosso do Sul que ficam mais próximas ao Paraguai. No oeste de Mato Grosso, ventos sopram moderados.

Previsão do tempo para soja: semana começa chuvosa para o Sul e Sudeste do país

NORDESTE

Nesta segunda-feira o tempo firme e seco segue predominando sobre toda a Bahia e Piauí. Somente o Maranhão deve ter chuvas. A região próxima a Colinas (MA) tem previsão de temporais.

Na terça o tempo seco prevalece na Bahia e boa parte do Piauí. Somente no norte piauiense deve chover, assim como boa parte do Maranhão, só que desta vez, sem temporais.

NORTE

Na segunda-feira, as condições do tempo praticamente não se alteram no Norte do país, em relação aos dias anteriores. Uma massa de ar seco garante tempo aberto e ensolarado na maior parte do Tocantins, onde a temperatura máxima sobe rapidamente no período da tarde. Por outro lado, áreas de instabilidade associadas ao calor e umidade da Amazônia continuam a provocar nuvens carregadas e pancadas de chuva nas demais áreas do Norte do País. Altos acumulados devem ocorrer entre o Amazonas e o norte de Rondônia.