PREVISÃO 15 DIAS – Preparado para o plantio? Veja como o clima deve se comportar


Simulações meteorológicas indicam que as chuvas chegam junto à primavera, mas podem demorar até se regularizar

Está chegando a hora de plantar a soja

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

O ano-safra começa sem El Niño ou La Niña. Diante disso é esperado que a chuva retorne ao Brasil com a chegada da primavera. No Paraná, onde o fim do vazio sanitário termina em 10 de setembro, as instabilidades chegam antes e as condições para plantio devem ser boas, principalmente no oeste do estado.

Para o Sudeste e o Centro-Oeste, simulações indicam o retorno da chuva na segunda metade do mês. As primeiras precipitações virão alternadas com longos períodos de tempo seco e quente, dificultando uma instalação tão rápida quanto a observada no ano passado. A regularização só deve acontecer em meados de outubro, quando o espaçamento entre as precipitações diminui, o que permite aceleração do plantio e melhor desenvolvimento das lavouras.

Nesta semana, observa-se a presença de um sistema frontal do Sul ao Sudeste que é responsável por pancadas de chuva do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo. Chama atenção o acumulado elevado na próxima sexta, 6, de Erechim (RS) a Florianópolis (SC), com valores de 30 a 100 milímetros.

Na soma de cinco dias, o acumulado oscila de 70 a 100 milímetros no Vale do Itajaí e serra de Santa Catarina e de 50 a 70 milímetros no norte do Rio Grande do Sul, litoral de São Paulo, Serra da Mantiqueira e regiões de Sorocaba, Itapeva, Itapetininga e Vale do Ribeira.

No interior do Paraná, de São Paulo e de Minas Gerais, não há previsão de chuva regular e com grande acumulado. O tempo permanecerá seco em Mato Grosso do Sul, Goiás e em boa parte de Mato Grosso.

Já na próxima semana, a chuva aumenta no oeste do Paraná, podendo acumular 30 milímetros. A precipitação retorna a Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mas até 17 de setembro não são esperados acumulados suficientes para começar o plantio nesses dois estados.

Em relação à temperatura,  a semana será fria no Sul com formação de geadas no sul de Santa Catarina e em boa parte do Rio Grande do Sul até quinta-feira, 5. No centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, a mínima oscila entre 0°C e 3°C.

O frio enfraquece em Santa Catarina e Rio Grande do Sul entre a sexta-feira, 06, e a terça-feira, 10, mas volta a subir em território gaúcho entre 11 e 13 de setembro, com mínima de  3°C e 6°C.

Por outro lado, esperam-se mais de 40°C em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Acre e Pará nos próximos 15 dias.

|  Redação – Canal Rural

Fonte : Canal Rural