PRESIDENTE DA FARSUL ASSINA NOTA CRITICANDO REPORTAGEM QUE ATRIBUI AOS PRODUTORES RESPONSABILIDADE COM ESTIAGEM

Detalhes Notícia

Presidente da Farsul, Gedeão Pereira Foto:Marco Quintana/Sistema Farsul

A FARSUL divulgou uma Nota Oficial, com críticas a uma reportagem que atribui aos produtores rurais a responsabilidade pela estiagem. No texto não está divulgado, qual foi a reportagem, autor e veículo. Leia abaixo a íntegra da manifestação de Gedeão Pereira.

Gostaríamos de compartilhar com os produtores rurais nossa INDIGNAÇÃO com a matéria que atribuiu aos produtores a incompetência pela seca. Parece que está virando moda, para pessoas que se declaram de direita, como eu, ter seu posicionamento distorcido. Quando dizemos que é incompetência nossa, nos referíamos ao Rio Grande do Sul e seus órgãos públicos e poderes concedidos. Alguns, nesse momento de estiagem, apontam o dedo para os produtores rurais como se eles fossem culpados pelas perdas econômicas que eles mesmos criam no dia-a-dia de seus gabinetes.

Esquecem que, para irrigar as produções, precisamos de licença (quantos países no mundo precisam pedir licença?), disponibilidade de energia elétrica e viabilidade técnica e econômica, quando incrivelmente pagamos impostos sobre esses equipamentos de irrigação, sejam eles quais forem. Sou produtor rural e na minha casa tivemos três anos ruins nos últimos cinco. Tenho seis pivôs e teria o dobro, se fosse possível. Estamos pagando salários absurdamente altos para segmentos do setor público que travam nosso desenvolvimento e ainda depois apontam o dedo para o produtor.

Temos uma série de impedimentos para avançar a irrigação e é contra isso que temos que focar nossas energias. Temos também um seguro rural que poderia ser muito melhor caso as políticas agrícolas fossem feitas para atender aos interesses do produtor ao invés de outros setores, mais uma distorção ocorrida em governos anteriores. Entendo a indignação de quem leu a matéria e nenhuma foi maior do que a minha, pois atiramos para um lado e o tiro ricocheteou para o produtor, por razões que não me cabem avaliar. Mas está na hora de pararmos de brigar entre nós e falarmos a mesma língua.

Estamos vivendo uma seca muito grande e há milhares de nós sofrendo terrivelmente seus efeitos. Precisamos de união para que as medidas mitigadoras venham. Nossos adversários, definitivamente, não estão entre nós.

Gedeão Pereira

Presidente da Farsul

Fonte : Felipevieira.com