Preços do milho apresentam alta nos portos brasileiros

Segundo o Cepea, produto brasileiro está mais competitivo que o norte-americano

Sirli Freitas

Foto: Sirli Freitas / Agencia RBS

Segundo pesquisadores, o milho brasileiro está mais competitivo que o norte-americano, o que tem contribuído também para a liquidez do mercado nacional

Os preços do milho nos portos brasileiros estão descolando das variações observadas no mercado internacional, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Enquanto o vencimento para dezembro de 2012 na Bolsa de Chicago acumula perda ao longo de outubro, o grão posto em Paranaguá tem expressiva valorização.

Mesmo assim, segundo pesquisadores, o milho brasileiro está mais competitivo que o norte-americano, o que tem contribuído também para a liquidez do mercado nacional. A preocupação com a safra de verão no Brasil e na Argentina é outro fundamento de suporte aos preços.

O Indicador ESALQ/BM&FBovespa, que representa negócios no segmento de lotes na região de Campinas (SP), subiu 3,2% de 22 a 29 de outubro, fechando a R$ 32,32 por saca de 60 quilos nessa segunda, dia 29. Se considerada a taxa de desconto NPR na região de Campinas, o preço médio à vista foi de R$ 31,94 por saca de 60 quilos na segunda, o que representa alta de 3,43% no mesmo período.

Fonte: Ruralbr

CEPEA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *