Preços do cacau podem ser impulsionados pelo El Niño, diz Credit Suisse

Banco espera que o consumo volte a se acelerar na próxima temporada, especialmente nos mercados do Ocidente

por Agência Estado

Editora Globo

Os preços do cacau devem ser impulsionados na temporada 2012/13 caso o fenômeno climático El Niño se desenvolva, somando-se a questões estruturais de produção dacommodity e à crescente demanda, afirmou nesta quinta-feira o banco Credit Suisse. "Embora indicadores sugiram que os preços devam oscilar dentro de um intervalo por enquanto, os riscos de elevação dos preços do cacau mais adiante estão aumentando", acrescentou.
"Com a melhora do cenário econômico para 2013, esperamos que o consumo do cacau volte a acelerar na próxima temporada, especialmente nos mercados doOcidente", comentou. "No entanto, a questão sobre se haverá oferta suficiente continua aberta. A produção de cacau – especialmente no oeste da África – continua com dificuldades por questões estruturais como árvores antigas, falta de investimento, migração para outras culturas e fraca infraestrutura", alertou o banco.
Segundo o Credit Suisse, um possível retorno do fenômeno climático El Niño no fim deste ano também pode sustentar ospreços do cacau na próxima temporada e causar impacto no tamanho das safras principais e intermediárias. "A temporada comercial 2012/13 pode ter um novo déficit no mercado global de cacau. Considerando a atual disponibilidade – conforme medido na relação entre estoque e consumo -, um aperto substancial pode ser evitado, mas os preços devem subir." As informações são da Dow Jones.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *