Preços altos dos alimentos beneficiarão países em desenvolvimento

Para especialista, maiores retornos permitirão aos produtores adotar novas tecnologias

por Estadão Conteúdo

 Shutterstock

Preços de alimentos elevados serão vantajosos para os produtores (Foto: Shutterstock)

A conjunção de preços elevados dos alimentos, custos de frete mais baixos e tecnologias melhores cria uma oportunidade importante para agricultores dos países em desenvolvimento aumentarem os seus rendimentos e lucros, projetou o líder da equipe de finanças agrícolas e gestão de risco do Banco Mundial, Marc Sadler.
No fim do ano passado, representantes do Banco Mundialhaviam dito que o mundo não poderia suportar que uma situação de preços altos e voláteis dos alimentos se tornasse corriqueira. No entanto, Sadler apontou os benefícios aos produtores de nações mais pobres dos valores elevados dos alimentos e das tendências favoráveis para a agricultura. "Os maiores retornos da agricultura permitirão aos agricultores adotar novas tecnologias, entrar em novos mercados e se afastar da subsistência e da pobreza", afirmou. Apesar de alguma redução da demanda devido aos preços altos, Sadler destacou que o consumo global de grãos para alimentação humana e animal continua fortalecido, especialmente naÁsia.
O executivo afirmou ainda que muito cedo para fazer previsões sobre a qualidade da oferta de grãos neste ano, já que a maioria das lavouras está em desenvolvimento na América do Sul e em dormência na América do Norte e Europa. No entanto, devido aos problemas de produção que os mercados de grãos enfrentaram no ano passado – como a seca nos EUA e em países da antiga União Soviética – Sadler ponderou que o risco de aperto no abastecimento persiste, porque há estoques que ainda não foram repostos.

Fonte: Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.