Preço global dos alimentos cai devido à boa safra de grãos

Redução foi puxada pela queda nos preços dos cereais

Preço global dos alimentos cai devido à boa safra de grãos William Gonçalves/Especial

A ONU reduziu sua projeção sobre a produção mundial de cereais de 3 milhões de toneladas para 2,489 milhões Foto: William Gonçalves / Especial

Os preços dos alimentos caíram no mundo inteiro pelo quinto mês seguido, em setembro, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira. Segundo os dados da entidade, a produção de cereais ajudou a reconstruir as reservas de alimentos mundiais, diminuindo a pressão dos preços.

O índice dos preços de alimentos da Organização da ONU para Alimentos e Agricultura (FAO) — uma medida da variação mensal no preço internacional de uma cesta de alimentos (commodities) — registrou 199,1 pontos em setembro. Com queda de 2,3 pontos ou 1% em relação a agosto, o índice 5,4% desde o começo do ano.

A queda aconteceu devido à redução do sub-índice de cereais, que caiu 12,9 pontos, ou 6% em relação a agosto, a 197,7 pontos em setembro.

A queda reflete "uma perspectiva de fornecimento, em geral, favorável, em particular para milho e arroz", disse a FAO.

A organização reduziu sua projeção sobre a produção mundial de cereais de 3 milhões de toneladas para 2,489 milhões, o que representa alta de 8% em relação ao ano anterior. Os outros sub-índices da FAO, laticínios, óleos, carne e açúcar, subiram levemente.

AFP

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *