Preço do etanol sobe nos postos

Há duas semanas em queda na usina em São Paulo, os preços do etanol seguem, no entanto, subindo nos postos de combustíveis na maior parte do país. Conforme levantamento feito pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), os preços médios do hidratado, que é usado diretamente no tanque dos veículos, subiram em 19 Estados entre 20 e 26 de março na comparação com a semana anterior. Em seis Estados, houve retração e em um, estabilidade.

Em São Paulo, maior centro consumidor de combustíveis do país, o preço médio do hidratado se valorizou 0,07%, para R$ 2,744 o litro. Em quatro semanas, o preço médio nesse Estado acumula alta de 1,44%.

As maiores altas do preço médio do hidratado no país foram observadas na última semana no Maranhão (3,96%) e em Alagoas (3,41%). A maior queda, no Rio de Janeiro (1,47%).

A valorização dos preços do etanol hidratado ao consumidor final vem ocorrendo de forma mais intensa desde outubro do ano passado, e inibindo a demanda pelo produto no país. No primeiro bimestre deste ano, as vendas do produto pelas distribuidoras aos postos acumulam queda de 6,8%, conforme a ANP.

Na usina em São Paulo, no entanto, os preços do biocombustível recuaram pela segunda semana consecutiva, apesar de essa retração ainda não ter chegado ao consumidor final. O indicador Cepea/Esalq para o hidratado caiu 4,68%, para R$ 1,8424 o litro, entre 21 e 24 de março.

Por Fabiana Batista | De São Paulo
Fonte : Valor

Compartilhe!