Preço do cacau cai 7,5%
Consumo fraco derruba as cotações da amêndoa em plena colheita da safra brasileira
por Luciana Franco
Brasil deve produzir 120 mil toneladas de safra temporã no período de maio a setembro
Os preços futuros do cacau voltaram a cair no mercado interno refletindo a queda dos preços internacionais devido a retração das compras das grandes torrefadoras. “O consumo está fraco e deve permanecer assim por algum tempo devido à crise econômica que atinge principalmente aEuropa”, avalia Thomas Hartmann, analista da TH Consultoria.
Com isso, os preços internos, que no final de junho se situavam em R$ 80 por arroba de quinze quilos recuaram 7,5%, e seguem atualmente negociados R$ 74 por arroba.
O Brasil está colhendo sua safra temporã – que vai de maio a setembro – e deve produzir 120 mil toneladas no período, volume ligeiramente superior ao apurado no ano passado.
Somando-se as safras temporã e principal – que é em menor volume – a safra brasileira deve totalizar 200 mil toneladas de amêndoa entre outubro de 2011 e setembro de 2012 (ano safra internacional).
Até o momento as condições climáticas são favoráveis ao desenvolvimento do cacau no Brasil. Já no mercado internacional a safra deve cair 5%, para 4 milhões de toneladas refletindo a queda na produção da Costa do Marfim, maior produtor mundial e de Gana.
Fonte: Globo Rural