Premiação para invenções de agricultores

Podem concorrer soluções desenvolvidas com foco na pequena propriedade, com inscrições até 17 de fevereiro

Premiação para invenções de agricultores Lula Helfer/Afubra/Divulgação

Os três melhores inventos serão expostos durante os três dias da feiraFoto: Lula Helfer/Afubra / Divulgação

Uma máquina que ajuda na colheita, um equipamento que auxilia a formar as manocas (conjunto de folhas de tabaco, reunidas para secagem e cura) ou qualquer invento que o produtor tenha criado para facilitar o trabalho na pequena propriedade serão premiados, pela primeira vez, durante a Expoagro Afubra 2014.

Em sua 14ª edição, a feira, considerada uma das maiores voltadas à agricultura familiar do país, promoverá o Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar.

— Ninguém sabe melhor das necessidades do campo do que o próprio produtor. Por isso, muitas vezes, ele acaba criando soluções caseiras. Queremos valorizar isso — diz o coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles.

Para participar é preciso se inscrever até o dia 17 de fevereiro. A partir disso, os concorrentes passarão por avaliação das entidades parceiras da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra): o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas (Nimeq) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Além de troféus aos idealizadores, os três melhores inventos serão expostos durante os três dias da feira. A ideia é valorizar a inovação, inspirar outras famílias que compartilhem das mesmas necessidades e incentivar que outras ideias ganhem forma.

— Muitas das consagradas máquinas que conhecemos foram pensadas por agricultores e melhoradas pela indústria e pesquisadores — ressalta Dornelles.

Entre as novidades da feira estão, ainda, as exposições de galinhas de raça e de gado leiteiro da raça jersey, incentivando a diversificação das propriedades e culturas de subsistência. E a Expoagro Afubra também será ampliada. Com previsão de mais de 70 mil visitantes — no ano passado foram 69 mil —, terá mais expositores, passando de 370 para 390, e um número maior de agroindústrias familiares. Na edição passada, foram 132 espaços ocupados. A previsão atual é de 149.

Na programação estão previstas ações como Dia do Arroz, Seminário Regional de Turismo Rural, fórum de diversificação e atividades rurais, palestras técnicas, exposição de equipamentos, tecnologia e animais. A organização também investiu em infraestrutura, criando duas entradas diferentes para quem vem do Norte e do Sul no estacionamento do Parque da Afubra, além da construção de novo banheiro e da criação de uma área de lazer, anexa ao bosque Verde é Vida.

O QUE: Expoagro Afubra 2014

ONDE: Parque de Exposições da Afubra, na rodovia Santa Cruz do Sul — Pantano Grande (BR-471), quilômetro 143, Rincão Del Rey, Rio Pardo

QUANDO: de 25 a 27 de março

HORÁRIO: das 8h às 18h

ENTRADA: gratuita

MAIS INFORMAÇÕES: afubra.com.br e expoagro@afubra.com.br

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *