Pratini de Moraes: ´Para ser ministro não é preciso ser perito, mas ter capacidade de articulação`

Fonte:  ZH DINHEIRO | Tássia Kastner

Ex-ministro da Agricultura e atual conselheiro do grupo JBS falou na Expointer

Ex-ministro da Agricultura e presidente do Comitê de Estratégia Empresarial do JBS, Marcus Vinicius Pratini de Moraes falou aos veículos do Grupo RBS na Expointer. Em sua entrevista, destacou que o Brasil precisa investir em marketing e logística para agregar valor e ser mais competitivo na produção agroindustrial.
Pratini destacou que a carne brasileira precisa crescer em duas frentes: abrindo novos mercados, como o japonês e o europeu, e também no mercado interno brasileiro:
— É preciso que seja feita uma campanha para que o brasileiro consuma mais carne suína. Hoje, comemos cerca de 12 a 13 quilos por ano. Se esse número saltar para 15, reduziremos nossa dependência da Rússia e da Ucrânia, que importam cerca de dois terços da produção — destacou.
Para convencer a população a comer mais carne de porco, o caminho seria o investimento na valorização do produto. Em sua fala, o ex-ministro destacou a nomeação de Mendes Ribeiro filho para a pasta comandada por ele no governo Fernando Henrique:
— É uma excelente indicação. O importante é lembrar que para ser ministro não é preciso ser perito, mas ter capacidade de articulação e entender as necessidades do produtor.
Ainda sobre o Rio Grande do Sul, Pratini apontou que a vantagem de ter um ministro gaúcho é ter um olhar mais atento às necessidades do produtor do Estado:
— O agricultor gaúcho tem produção e período de safra diferente do resto do país, e por isso precisa de algumas medidas peculiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *