PORTO ALEGRE | PAA terá compra de sementes

Uma nova modalidade para a aquisição de sementes e a ampliação dos limites de compra do Programa Aquisição de Alimentos (PAA) deve entrar em vigor ainda neste mês, por meio de decreto a ser assinado pela presidente Dilma Rousseff. ‘Abre uma nova fonte de renda para os agricultores e vai permitir ao PAA operar na compra e na distribuição de sementes’, explica o secretário de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Arnoldo de Campos. Segundo ele, o objetivo do governo é utilizar o programa para apoiar a produção de sementes e ampliar a oferta no mercado.

A novidade foi anunciada ontem no Seminário Internacional sobre Compra Institucional, realizado no hotel Laghetto Viverone, em Porto Alegre. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a executar a modalidade, criada em 2012. O evento contou com a presença de delegações da Etiópia, Moçambique, Gâmbia e Paquistão, que vieram conhecer a modalidade Compra Institucional no programa e relatar a experiência com programas de desenvolvimento local e combate à pobreza, entre eles o PAA África, uma adaptação do programa brasileiro.

A iniciativa brasileira inspirou programas locais de incentivo à compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar na Nigéria, Senegal, Moçambique, Etiópia e Malauí. Por meio de cooperação internacional, o Brasil apoia a implantação da ferramenta com assistência técnica e recursos. Nos cinco países, foram atendidos 5 mil agricultores e 124 mil crianças.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *