POMICULTOR RECLAMA DE REVISÃO DE IN

Lideranças da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) irão hoje a Brasília tentar reverter a decisão do Ministério da Agricultura (Mapa) que revogou, ontem, a Instrução Normativa (IN) n 22. Em vigor há quatro meses, a medida previa a exigência de autorização prévia para importação da fruta com origem argentina. Segundo o diretor-executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque, a IN foi adotada por razões fitossanitárias, devido à infestação dos pomares do país vizinho pela praga Cydia Pomonella, que foi praticamente erradicada da cultura no Brasil.

Em comunicado, o Mapa admitiu que a revogação, que ainda contempla pera e marmelo argentinos, faz parte de um acordo para restabelecer as exportações de carne suína brasileira para a Argentina. O acordo foi fechado na semana passada entre o ministro Mendes Ribeiro Filho e o embaixador Luis Kreckler. ‘É uma pena que a decisão tenha sido política. O setor, que entrou como moeda de troca, sai perdendo’, avaliou Albuquerque.

Hoje, durante a reunião com o secretário de Política Agrícola do Mapa, Caio Rocha, a diretoria da ABPM ainda pretende abordar a liberação de recursos para subvenção do prêmio do seguro agrícola. Conforme Albuquerque, os R$ 35 milhões anunciados pela Pasta no lançamento do Plano Safra 2012/2013 ainda não foram liberados.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *