POLÍTICA – OCB entrega à Tereza Cristina plano de desenvolvimento para o semiárido

Presidente da entidade também apresentou propostas do sistema cooperativista para manutenção do crédito rural

marcio_lopes_de_freitas_ocb (Foto: Andréia Marlière)O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas (Foto: Andréia Marlière)

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, entregou à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, um esboço do Plano de Desenvolvimento Cooperativo do Semiárido Brasileiro. Segundo o Ministério, a proposta atende a uma solicitação do governo do presidente Jair Bolsonaro, feita ainda na época da transição. 
Em viagem pelo Nordeste no fim de semana, Tereza Cristina anunciou a decisão de fortalecer os programas do ministério de incentivo às cooperativas e de criar o Mais Cooperativismo, em parceria com a OCB.

Ainda conforme o comunicado, Freitas também apresentou propostas do sistema cooperativista para manutenção do crédito rural. "A ministra está empenhada em manter junto à equipe econômica do governo pelo menos R$ 220 bilhões para financiar a agricultura nas linhas de crédito, comercialização, industrialização e investimento. O valor é destinado à agricultura familiar e empresarial", disse a pasta.
Sobre eventual aumento de recursos do crédito rural no Plano Safra 2019/2010, Tereza Cristina afirmou que "para isso acontecer, o Brasil precisa voltar a crescer e diminuir suas despesas". Estiveram presentes na audiência com a ministra representantes das cooperativas Aurora, Coamo, Cooxupé, Cocamar, Comigo, Agrária, Bancoob, Sicredi, Coopercana, Coopercitrus e Cooperalfa

POR ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte : Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *