POLÍTICA – Biagi: permanência de Kátia Abreu ‘é o melhor para agronegócio’

Empresário destaca que senadora está familiarizada e tem conhecimento do negócio

O empresário do setor sucroalcooleiro e presidente de honra da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), Maurilio Biagi, disse que a ministra Kátia Abreu (PMDB) deve permanecer no governo de Dilma Rousseff para "o melhor do agronegócio".

"Ela já está familiarizada, é competente, tem um conhecimento do negócio. Qualquer mudança agora seria ruim para o agronegócio brasileiro", afirmou Biagi à reportagem durante o evento de lançamento da feira na tarde desta quarta-feira (30/3) em São Paulo. Biagi afirmou que Kátia "é uma ministra para qualquer governo", sinalizando que ela poderia ser aproveitada por um eventual novo governo.

Usinas paralisadas

O setor sucroenergético passa por uma consolidação após a crise que afetou o segmento desde 2009, com o fechamento de unidades e aumento das dívidas da usina, e neste ano algumas unidades que foram paralisadas devem retomar a operação. "Uma unidade que hiberna durante muito tempo é difícil voltar à ativa. Se não retomar este ano, não retoma mais", disse Biagi.

O setor sucroenergético inicia oficialmente na sexta-feira (1/3) a safra 2016/2017 de cana-de-açúcar, mas Biagi ressaltou que algumas usinas começaram a processar a matéria-prima em fevereiro, devido às boas condições climáticas.

"É a primeira vez que tivemos diversas usinas que não pararam de trabalhar entre uma safra e outra", afirmou. Para ele, as perspectivas para esta temporada são boas, com a redução do endividamento das usinas e números recordes de moagem.

POR ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte : Globo Rural

Compartilhe!