Política Agrícola – Plataforma do Mapa amplia conhecimento do produtor sobre seguro rural

Brasília (10/05/2016) – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta terça-feira, (10/05), o Atlas do Seguro Rural, com todos os dados relativos ao segmento desde 2006. As informações poderão ser acessadas pela internet, no linkhttp://www.agricultura.gov.br/politica-agricola/seguro-rural. No endereço, estão disponíveis, por exemplo, a área e a importância seguradas em cada ano, a taxa de seguro para cada cultura e o prêmio pago pelo produtor por safra. Os dados disponibilizados podem ser estratificados por cultura, unidade federativa e município, e por seguradora que opera seguro rural no Brasil, e referem-se ao Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural (PSR).

A Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avalia positivamente a divulgação dessas informações em um banco de dados online. A transparência dessas informações permitirá ampliar o conhecimento dos produtores rurais e de outros agentes de mercado sobre esse instrumento de gestão de riscos e possibilitará a melhoria contínua dos produtos de seguro.

O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal.

A subvenção econômica concedida pelo Mapa pode ser pleiteada por qualquer pessoa física ou jurídica que cultive ou produza espécies contempladas pelo Programa e permite, ainda, a complementação dos valores por subvenções concedidas por estados e municípios.

O Mapa também lançou nesta terça-feira o Plano Nacional para a Agricultura Irrigada, com o objetivo de ampliar a área irrigada em 1,5 milhão de hectares até 2019 e em mais 3,5 milhões de hectares entre 2020 e 2024.

Assessoria de Comunicação CNA

Fonte : Canal do Produtor