Plataforma inova agropecuária

Fonte: Correio do Povo

 Mendes e Kátia no aniversário da CNA<br /><b>Crédito: </b>  elza fiúza / abr / cp

Mendes e Kátia no aniversário da CNA
Crédito: elza fiúza / abr / cp

A criação da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), lançada ontem pelo Ministério da Agricultura e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) durante seminário em comemoração aos 60 anos da entidade, deve inovar o gerenciamento de informações do rebanho nacional e auxiliar na formação de políticas públicas. O banco de dados foi regulamentado pelo decreto 7.623, publicado no Diário Oficial da União, atualizando a lei 12.097/2009, que dispõe sobre rastreabilidade.
A PGA permitirá ao governo conceder benefícios diferenciados aos agropecuaristas. O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, adianta que o Plano Safra 2012/ 2013 trará um programa piloto de benefícios especiais para agropecuaristas da classe média rural. Tanto Vaz quanto o secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, ressaltaram que, para ter uma política agrícola eficaz, é fundamental criar um banco de dados com informações sobre as propriedades e a produção. A estruturação do cadastro deve ser concluída em quatro meses.
No evento, que contou com a presidente Dilma Rousseff, a presidente da CNA, Kátia Abreu, lembrou que, quando a entidade foi criada, o país era importador de alimentos. "Hoje, o agronegócio é a alavanca e sua âncora." O ministro Mendes Ribeiro Filho disse que o país precisa "de política agrícola capaz de agregar valor".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *