Plastech transforma resíduos em banquetas escolares

Terceira maior feira do segmento plástico do País, a Plastech Brasil será ponto de negócios, mas também de promoção da reciclagem. O evento, que começa hoje no Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul, terá como atração diferenciada a realização do Projeto Recicla Plastech Brasil. Inédita no Sul do País, a iniciativa levará conceitos de descarte correto e reaproveitamento de resíduos para além dos quatro dias de Plastech Brasil 2013.
O plano consiste em executar coleta, separação e reaproveitamento de boa parte dos resíduos produzidos por expositores, visitantes e fornecedores, transformando-os em matéria-prima para a confecção de 5,7 mil banquinhos plásticos em pleno parque de exposições. Até a robótica será demonstrada, pois os produtos sairão com estamparia pronta. Com o processo, a própria Plastech Brasil se tornará parcialmente sustentável. E os alunos de 30 escolas de educação infantil da rede pública do município ganharão assentos novos.
O estande do Recicla Plastech Brasil terá 220 m2 de área, que funcionará como verdadeira usina. Associações de reciclagem da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul farão a triagem dos resíduos. Dentre as empresas parceiras, a Seibt entrará com extrusora de reciclagem e esteira, enquanto a Meggaplástico fará a injeção em molde da Plastlar. A aplicação de película por robótica ficará a cargo da Star Seiki. O fornecimento de água gelada para os processos será da Qualiterme. A Ineal providenciará o alimentador para o silo de secagem e armazenagem. O Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida) e a Universidade de Caxias do Sul apresentarão todo ciclo do plástico e produtos originados a partir da reciclagem.
A 4ª edição do evento bienal realizado pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) funcionará das 14h às 21h até sexta-feira. São mais de 400 marcas em exposição por meio de 250 empresas e expectativa de 25 mil visitantes. A projeção de negócios é de R$ 400 milhões.
Além dos contatos nos estandes, a entidade promotora organizou outras atividades para aproximar clientes e fornecedores. Uma delas é o Projeto Comprador realizado pelo programa Think Plastic Brazil fora de São Paulo. Com apoio da Agência Brasileira de Promoção das Exportações, cinco compradores internacionais com foco em embalagens serão aproximados de empreendedores brasileiros. Para o mercado interno ocorrerão rodadas de negócio promovidas pelo Sebrae. Também foi criado o Espaço Happy Business, com opções de alimentação, vinho da Serra Gaúcha e música ambiente. O local servirá para estreitar relações e fechar negócios após o horário de encerramento da feira sem sair do pavilhão de exposições.
A abertura ocorrerá às 14h de hoje, com solenidade oficial marcada para 19h. Os organizadores aguardam a presença do governador Tarso Genro.

Fonte: Jornal do Comércio | Roberto Hunoff, de Caxias do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *