Plantio de soja passa da metade da área no Paraná

Máquinas trabalham de sol a sol para adiantar semeadura. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Máquinas trabalham de sol a sol para adiantar semeadura.

O plantio de soja no Paraná, segundo principal produtor nacional do grão, ultrapassou a metade da área prevista para a cultura, 5,2 milhões de hectares. Os trabalhos alancaram o índice de 51% nesta semana — contra 36% da semana passada –, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O estágio atual é mais adiantado em relação ao da temporada passada. Em 2014, o índice nesta época era de 38%.

Em Toledo, na região Oeste do estado, 100% das lavouras já estão semeadas e metade delas já se encontram na fase de desenvolvimento vegetativo. Em Campo Mourão, na mesma região, 75% dos campos estão semeados.

Segundo técnicos do Deral, as operações de plantio, principalmente de soja, vêm sendo executadas normalmente com grande intensidade, em função das boas condições para o desenvolvimento da prática. O Paraná foi beneficiado por chuvas abundantes no início da atual temporada 2015/16. Nos últimos dias, predominou o tempo seco, o que favorece o trabalho das máquinas nas lavouras.

17,9 milhões

de toneladas de oleagionosa devem ser produzidas pelo Paraná na temporada 2015/16. Caso o número se confirme, será 6% maior em relação a produção da safra passada, que bateu na casa das 16,9 milhões de toneladas.

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Fonte : Gazeta do Povo